"Começando..."

Sejam Bem vindos...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

ALIGA : Sexo na adolescência.


ALIGA exibiu ontem programa sobre sexo na adolescência, e hoje achei interessante postar algo do site de ALIGA que é apresentado na TV BANDEIRANTES.

"É possível notar as mudanças do nosso corpo quando entramos na fase da puberdade. As meninas têm a sua primeira menstruação, os seios crescem e as curvas do corpo ficam mais definidas. Entre os meninos, aparecem os pêlos pelo corpo e a mudança na voz, entre outras alterações naturais.

Estas transformações são normais e fazem parte do desenvolvimento de homens e mulheres que estão entrando na adolescência. Esse é o período de descobertas, de transformação entre ser criança e o de assumir um papel na sociedade, onde nem tudo é mais aceitável, onde seu comportamento começa a dizer muito sobre você.

A fase entre os 10 e os 20 anos costuma ser marcada pelo primeiro beijo, primeiro amor, primeira decepção. É vista pelos pais como um período difícil para conter a ansiedade dos filhos nesse momento tão conturbado, que surgem as primeiras conversas e discussões sobre sexo, dúvidas, e incertezas. Contudo, é também o período mais lembrado como sendo um dos momentos mais felizes da vida.

A adolescência é uma fase onde a pessoa começa a conhecer a si mesma. A sexualidade aflora e a ansiedade em descobrir o próprio corpo também. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que na ultima Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, feita em 2009, 30,5% dos estudantes até o 9º ano já tiveram relação sexual alguma vez. A porcentagem do sexo masculino foi de 43,7% frente aos 18,7% do sexo feminino. Nas escolas públicas foram constatados mais alunos que já iniciaram a sua vida sexual 33,1% comparados aos das escolas privadas que resultou em 20,8% dos alunos.

Os pais são muito importantes
nesta fase da vida. Precisam conversar com seus filhos e falar sobre sexo, formas de prevenção de doenças e gravidez, principalmente incentivar e alertar sobre a importância da camisinha. Muitos deles ainda enfrentam dificuldades para abordar o assunto “sexo” com seus filhos, mas especialistas da área desmistificam o assunto e afirmam que a sexualidade representa muito mais do que o ato. Ele envolve a descoberta do corpo, dos sentidos e está presente desde o ato gestacional, algo natural no desenvolvimento."


Redatora: Cristiane Andrade



Um comentário:

  1. OLÁ, SEXO NA ADOLESCÊNCIA É SEXO!

    SEXO, NO ENTANTO EXIGE RESPONSABILIDADE.

    EXISTEM JOVENS RESPONSÁVEIS OU NÃO, ASSIM COMO ADULTOS!

    E AMBOS, JOVENS E ADULTOS ESTÃO EXTRAPOLANDO E TRANSFORMANDO O EXERCÍCIO DE UMA LIBERDADE INDIVIDUAL,NUMA GRANDE LIBERTINAGEM COLETIVA.

    SUGIRO A LEITURA DA PESQUISA DA MÉDICA PSIQUIATRA CARMITA ABDO, QUE DENOMINOU AQUELE TRABALHO DE "MOSAICO BRASIL".

    SE TEXTO ESTÁ EXECELENTE, PARBÉNS!

    ESTOU LHE CONVIDANDO, TAMBÉM PARA CONHECER MEU BLOG DE HUMOR:

    “HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É POLÊMICA, MAS ASOLUTAMENTE APROVADA PELOS QUE JÁ LERAM.

    O TÍTULO: FILHOS DAS MESMAS MÃES?

    O SEU COMENTÁRIO É PARTE MAIS IMPORTANTE.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA

    ResponderExcluir